O Verdadeiro Sentido de Serem Dois em Um

 Uma carne passou a vigorar porque Deus viu que não era bom o homem estar pois não havia quer que lhe correspondesse.

Serem “dois uma só carne” sempre foi mau interpretado. O verdadeiro amor envolve corpo, alma e espírito. Onde dois se fundem em um, não há mais espaço para individualismo, egoísmo, egocentrismo.

“Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gênesis 2.24)

Unidade física: corpo. A unidade física busca o prazer com a pessoa amada, a geração de novas vidas e a perpetuação da raça humana. No início, era somente Adão, depois, Deus fez Eva [Gn 2.21-22]. Em seguida, de dois Deus manda voltar a ser um novamente [Gn 2.24]. Unir-se da ideia de ser colado, grudado um ao outro; quando você desmembra algo colado, há ferimentos e cicatrizes de ambas as partes; numa alusão de como estreitou o relacionamento conjugal. Mas o propósito de Deus para o casamento é algo muito mais sublime do que unir os corpos.

Em relação ao casamento, a unidade na alma fala do compartilhamento de pensamentos, experiências e emoções. É preciso que haja no casamento amor, diálogo, cumplicidade, entre outros. Para que o casamento seja saudável, deve haver unidade no corpo, na alma e no espírito.

Unidade espiritual: espírito. A unidade espiritual busca sentido para a vida e isso pode ser construído dentro do próprio casamento a no relacionamento com Deus. O espírito entra em contato no âmbito espiritual. O espírito e o sopro de Deus, a parte não material do ser humano, que se comunica a se relacionar com Deus. Deus é Espírito e só podemos adotá-lo em espírito e em verdade [ Jo 4.24] .

Nunca podemos renunciar aquilo que Deus fez; as coordenadas foram do próprio Criador; se nao fosse possível, então Ele nao teria declarado em Sua Palavra: “E serão os dois uma só carne’: Essa união conjugal a um processo que acontece e se concretiza ao longo do tempo.

Claudio Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem