O Projeto Estrutural da Família

 A criação da família é uma obra de Deus, mas a sua administração é de responsabilidade de seus membros.

Iniciamos este trimestre enfatizando que o casamento faz parte da formação da família como revelado no glorioso projeto de Deus logo após a criação do ser humano. Veremos que, além de criar, abençoar a capacitar, o Criador deu instruções e estabeleceu princípios que devem nortear ainda hoje a formação familiar.

"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja Como diante dele.” (Gênesis 2.18)

Como criação de Deus, Ele não instituiu a família por acaso. Temos certeza de que Deus a criou com propósitos. E ela vem cumprindo ao longo dos anos o seu papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, com equidade, mais saudável e sendo o alicerce dos valores éticos e morais, numa sociedade corrompida e depravada. A criação da família foi algo que nasceu no coração de Deus.

O modelo original de família está relatado na Bíblia Sagrada, foi criação exclusiva de Deus. Ela foi concebida para ser a célula mais importante da sociedade, constituída a partir do casamento, que e a único de duas pessoas de sexo diferente, para procriarem e povoarem a terra. O primeiro casal Deus se encarregou de criar [Gn 1.27], então a procriação e perpetuação da espécie humana ficaram a cargo do homem e da mulher [Gn 1.28]. A família que cumpre o projeto de Deus na sua totalidade é um testemunho prático do desenvolvimento desse projeto divino e vivencia a benção do Criador.

Deus tem bênçãos para todas as famílias, mas as promessas se tornam condicionais, e o Salmo 128 é um reflexo disso; para a felicidade no lar existem pré-requisitos: temer a Deus e andar nos Seus caminhos. As promessas só virão quando as regras forem cumpridas. Há leis que regem o lar, todas elas dentro do manual (a Bíblia Sagrada). Se elas forem desrespeitadas, trarão consequências graves para a família. Por isso, o casal deve viver as ordenanças divinas para que a família goze das bênçãos prometidas.

Para obter as promessas de Deus para a família existem regras bíblicas claras e contundentes (que caracteriza algo que é definitivo, inquestionável e impede a possibilidade de contestações). O marido é agraciado com uma mulher frutífera, uma mulher virtuosa, uma mulher sábia que faz do seu lar um ambiente saudável [ Pv 14.1]. Uma mulher que não passa vergonha no seu marido e o respeita. Por sua vez, a mulher também é agraciada com um marido temente a Deus e cumpridor dos seus deveres como pai de família, como cabeça do lar, fiel a Deus e fiel sua esposa.

A família jamais acabará, pois o projeto de Deus para o ser humano e o que Deus faz homem nenhum poderá destruir. Para nós, cristãos, é uma responsabilidade e uma honra lutar pelo nosso casamento a pela nossa família, cumprindo a Palavra de Deus.

Claudio Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem