O encontro dos apóstolos em Jerusalém não fez com que Paulo mudasse a sua pregação. Nesta lição, veremos a continuidade da resposta de Paulo...
O encontro dos apóstolos em Jerusalém não fez com que Paulo mudasse a sua pregação.
Nesta lição, veremos a continuidade da resposta de Paulo às críticas que fizeram sobre a veracidade e autenticidade do seu apostolado. Os Judaizantes que estavam trazendo outro evangelho aos crentes da Galácia questionaram se Paulo era realmente um apóstolo. Desta vez, ele fala sobre um encontro que teve com os líderes da igreja de Jerusalém, mostrando que, mesmo não tendo andado com os doze apóstolos de Jesus, era um apóstolo comissionado pelo Senhor Jesus tanto quanto os demais, e que o seu ministério e a sua ‘mensagem haviam sido reconhecidos em Jerusalém.
"Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios." (Gl 2.8)
APRESENTAR a defesa de Paulo em seu ministério;
REFLETIR a respeito dos ensinos de Paulo em relação aos falsos irmãos:
APRESENTAR o evangelho da incircuncisão.
Ao longo destas duas últimas lições, tratamos da biografia do apóstolo Paulo, conforme ele a demonstra aos gálatas. Na lição passada, estudamos a respeito dele como recém-convertido, e nesta lição, como um representante de uma equipe missionária, tendo a sua mensagem chancelada pelos obreiros de Jerusalém. A sua pregação não era estranha ao conhecimento dos judeus, e mesmo eles receberam a equipe de obreiros aos gentios com apreço e sem preconceito, ainda que houvesse ali na igreja “falsos irmãos”.
COMENTAR