João 1 – O Verbo de Deus Preexistente e Humanizado

 O Evangelho de João revela Jesus como o Filho de Deus que veio salvar todos os que Nele creem.

Precisamos tirar as sandálias dos nossos pés. O território no qual vamos caminhar doravante é terra santa. O Evangelho de João é o Santo das Santos de toda a revelação biblica. E o livro mais importante da história. Steven Lawson chama-o de a Monte Everest da teologia, o mais teológico dos Evangelhos. Charles Erdman o considera o mais conhecido e o mais amado livro da Bíblia. Provavelmente, é a mais importante peça da literatura que há no mundo.

“E o Verbo se fez came a habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua gloria, glória como do unigênito do Pai.” (João 1.14).

Mateus apresentou Jesus como Rei, Marcos como servo e Lucas como homem perfeito, João, por sua vez, apresenta Jesus como Deus. Os três primeiros Evangelhos são chamados sinóticos porque têm grandes semelhanças entre si João, porém, distingue-se dos demais em seu contraído, estilo e propósito. 

O Evangelho de João é o livro mais lido do mundo. Sua mensagem tem sido instrumento poderoso nas mãos de Deus para levar multidões sem conta aos pés do Salvador. O apóstolo João o escreveu em Éfeso, nos anos noventa. É endereçado ao público geral, a judeus e gentios. O propósito específico está em João 20.31: “Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”. Cerca de 90% do Evangelho de João é exclusivo, não é encontrado nos sinóticos, conforme você pode conferir no encarte, no quadro das passagens encontradas apenas no evangelho de João. Exatamente por isso todos os temas que estudaremos são exclusivos do livro de João. Você verificará também que João não traz as parábolas nem menciona o discurso escatológico. Não há nenhum episódio de expulsão de demônios e nenhum relato de cura de leprosos. Não encontramos nesse evangelho a lista dos doze após- tolos nem a instituição da ceia. João não faz referência ao nascimento de Jesus, a seu batismo, transfiguração, tentação, agonia no Getsemani nem à sua ascensão.


Claudio Souza

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