Provérbios 31 – Sabedoria para a Mulher Cristã

 A mulher virtuosa se constitui em um ideal a ser seguido pelas mulheres de todos os tempos.

A seção final de Provérbios é um poema acróstico que exalta uma nobre esposa. Cada um dos seus vinte e dois versos começa com uma letra consecutiva do alfabeto hebraico. Os versos são atribuídos a Lemuel e baseados no que lhe ensinou a sua mãe. Conquanto as atividades da mulher estivessem ligadas à sua casa e família, sua figura é um vibrante brado contra o superficial conceito de “ficar-em-casa-e-cuidar-dos-filhos” de muitos modernos. A esposa virtuosa é um ideal a ser buscado sempre, o que não significa que tenhamos pessoas perfeitas ou que a falta de algum dos predicados aqui descritos desqualifique a esposa dentro do seu próprio contexto ou funcione como um fardo a ela imposto.

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.” (Provérbios 31.10)

Quando um homem consegue encontrar uma boa esposa é como encontrar um tesouro. Essa mulher é vista como pragmática e dotada de nobre caráter. O texto propõe virtudes que devem ser associadas ao caráter da mulher sábia. Contudo, importa esclarecer que o texto não busca impor uma conduta perfeita e dotada de todos os talentos possíveis e, sim, que tudo o que seja praticado seja feito com amor e excelência para o bem-estar de sua família e da sociedade (Pv 14.1; 1Co 13.13; CL 3.23).

O marido da mulher virtuosa confia nela e isto quer dizer que ela lhe é fiel em todas as áreas, cumprindo seus deveres de esposa, demonstrando seu nobre caráter por meio de ações. Com grande capacidade de gerenciar a sua casa, não dilapidar o dinheiro e os bens materiais do casal em coisas supérfluas. Agindo assim, na residência do casal não haveria falta de coisa alguma. Ela se comporta de tal maneira que seu esposo pode depositar toda a sua confiança nela. Ele confia no comportamento dela, de que ela saberá falar em todos os grupos e agir em todas as questões, com prudência e discrição, de modo a não causar nem danos nem vergonha ou censuras ao esposo. Ela administra os assuntos de seu esposo, de modo que a família sempre ande em prosperidade. Desse modo, ele não inveja os que têm a riqueza deste mundo; sua esposa é o seu bem mais valioso.

Quando aplicarmos o coração ao temor do Senhor e nos dedicarmos às pessoas ao nosso redor, as virtudes que tornaram notável a mulher virtuosa fluirão em nossa vida no dia a dia, para a glória do Senhor!



Claudio Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem