Provérbios 25 a 30 – Sabedoria para Líderes

Submeter-se à sabedoria divina gera capacitação para uma liderança espiritualmente habilidosa e eficaz.

A sabedoria se mostra nas decisões que tomamos e nos valores que defendemos. Esse padrão pode ser considerado relativo para muitas pessoas, todavia, para o cristão, a Bíblia é o caminho excelente. Quem conduz sua vida pela vontade de Deus também está apto a conduzir os irmãos.

O que desvia os retos para o mau caminho, ele mesmo cairá na cova que fez, mas os íntegros herdarão o bem. (Provérbios 28.10)

A liderança pode ser exercida por qualquer pessoa cuja vida seja orientada pelos princípios bíblicos. O líder não precisa exercer cargos, pois ao seu redor todos percebem nele as virtudes necessárias para apontar caminhos seguros.

O líder honesto aconselha e adverte, mas também sabe lidar com as advertências dos amigos e familiares, pois os que são sinceros e honestos se aperfeiçoam mutuamente, como um ferro afia o outro (27.17). 

Bons líderes são emocionalmente estáveis e não se enganam pela doçura dos elogios que escondem intenções amargas (27.7). Quem lidera não deve ser soberbo tampouco cobiçoso, mas confiante no Senhor (28.25-26); “constante no temor de Deus” (28.14) e zeloso pela igualdade entre todos (29.14). Um líder sábio e prudente pode gerar um ambiente de estabilidade, convivência pacífica e respeito à ordem (28.2), algo que os imprudentes não conseguem fazer. Portanto, um líder que age sob orientação do Espírito mostrará correção de intenções, palavras e atos para que, através dele, todos sejam abençoados, mesmo que para isso ele precise ser mais enérgico. Muitos abandonaram Jesus após ouvir sua pregação em Cafarnaum, mas o ensino duro era tão correto e a atitude do Mestre era tão verdadeira que Pedro preferiu acatar aquelas palavras e submeter-se ao Senhor (Jo 6.60-68).

A Bíblia apresenta o autêntico manual de prática para uma sábia, edificante e exemplar liderança. Pratique-a!


Claudio Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem