Lição 09: Eclesiastes 1 a 4 – As Experiências da Vida

 A vida só faz sentido quando Deus faz parte dela.

O título Eclesiastes significa, “pregador” (usado 7 vezes no livro), aquele que reúne e se dirige a uma assembleia. O rei Salomão é o autor. Mais para o final de sua vida, ele examina os ciclos vividos, as tarefas em que nos envolvemos e os prazeres que buscamos. Após esse exame, ele chega à triste conclusão de que tudo o que há debaixo do sol é vão, transitório; vaidade e um paradoxo difícil de entender. Especialistas na Bíblia discutem o que ele quis dizer com esta frase e sugerem que ele se refere a “todo esforço humano, separado de Deus”. Isto é, sem Deus ninguém pode encontrar satisfação duradoura e significado, seja no trabalho ou nas diversões da vida.

“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” (Eclesiastes 3.11)

O pregador fala da mesmice da vida, que, por fim, é sem sentido, pois não passa de trabalho árduo. Os exemplos citados são claros. As gerações se sucedem monotonamente; o sol nasce, se põe e volta a nascer; o vento percorre seu caminho circular. A vida está sempre em movimento.

É inútil buscar somente a sabedoria humana. O pregador se propõe a realizar uma investigação detalhada e se dedica à tarefa de testar a competência de tal sabedoria a fim de descobrir os princípios que ordenam o mundo. Ele descobriu que quanto mais via as obras que se fazem debaixo do sol, mais se revelava a vaidade que as motiva. Essa constatação frequentemente lhe causava aflição de espírito. Deixava-o aflito ver que muitos sábios não agiam sabiamente e que muitos insensatos não buscavam sabedoria. Deixava-o aflito ver o quão longe a sabedoria ficava dos filhos dos homens e, ao mesmo tempo, o quão rápido a insensatez atingia seus corações. O pregador conclui que a sabedoria humana produz também tristeza e frustração. Deve haver bastante dor para consegui-la, e bastante cuidado para não esquecê-la; quanto mais nós conhecemos, mas percebemos que ainda há muito a conhecer. Disso se conclui claramente que o nosso trabalho é interminável.

APLICAÇÃO PESSOAL

Em Deus encontramos o verdadeiro sentido da vida. Sem Ele, a vida se torna vazia, inútil, e tudo o que fazemos carece de relevância e significado.


Claudio Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem