Provérbios 10 a 24 – Sabedoria para a vida Pessoal e Familiar

 O sábio ordena sua casa, dignifica seu trabalho e edifica o seu próximo.

Esta é a primeira coleção de provérbios atribuídos a Salomão. Os capítulos 10 a 15 enfatizam o contraste existente entre a vida reta e a ímpia. Os capítulos 16-22 exaltam a vida reta. O trecho de Pv 10.1-22.16 contém cerca de 375 afirmações, a maioria fundadas na lei e nas declarações de sabedoria que interpretam essa lei. 

Os poderosos versos de sabedoria de Salomão servem de guia para a nossa conduta como pais, filhos ou mesmo cidadãos. Diante dos valores desconstruídos dessa geração pós-moderna, faz-se fundamental, alinhar a nossa conduta pelos valores da Palavra de Deus, agindo com todos de forma justa, sábia e amorosa.

"O homem não se estabelece pela perversidade, mas a raiz dos justos não será removida." (Provérbios 12.3)

A sabedoria que nos compete é aquela que nos mostra nossos modos de pensar e de agir. No propósito de assumir uma conduta idônea, a Palavra de Deus nos orienta a avaliar com prudência, agir com diligência, acolher com generosidade e falar com moderação. Por Sua graça, o Senhor nos deixou sábios conselhos para a nossa vida pessoal e familiar.

Seja cumpridor(a) da justiça e das suas responsabilidades; proceda com generosidade e prudência na vida familiar e social. Assim, em você o Senhor enxergará sabedoria.

Claudio Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem