Lição 2- Namoro, Noivado e Casamento

Dependemos da luz da Palavra de Deus e da ação do Espirito Santo para vivenciarmos o namoro, noivado a casamento para a gloria de Deus.

Na presente lição trataremos acerca da relevância do namoro, noivado e casamento serem vivenciados pelo povo de Deus de acordo com os princípios bíblicos. São aspectos da vida que precisam de atenção e cuidado, pois fazem a diferença no testemunho cristão, na qualidade de vida e na formação das futuras gerações.

 "Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor". (Provérbios 18.22)

Namoro e a fase de conhecimento mútuo. Nesta fase procura-se conhecer o temperamento, o caráter, a vida pregressa e os antecedentes da pessoa amada, os seus familiares, checar como ela se comporta dentro de casa, como ela trata os seus pais, como ela trata as coisas de Deus. Qual o seu interesse pelo trabalho e pelo crescimento pessoal. Elas irão compartilhar novas experiências e, mesmo tendo uma relação afetiva e comprometida socialmente, ainda não se tem vínculo matrimonial perante a lei civil nem religiosa. O compromisso é ético e moral, pois não se avança o sinal.

Noivado e um período intermediário entre o namoro e o casamento e deve ser usado para planejar a vida a dois. O noivado vem confirmar que o namoro deu certo e que se pode avançar para um compromisso mais sério num futuro próximo. Nesta fase normalmente e declarado publicamente para as famílias e a igreja o interesse de se casarem; colocando-se então em seus dedos um anel como sinal de que estão comprometidos um com o outro e começam os preparativos para o matrimonio. Mas o padrão divino continua prevalecendo como foi no namoro, uma vida casta a santa na presença de Deus.

Hebreus 13.4 diz que o matrimonio deve ser digno de honra e o leito deve ser sem macula, pois Deus julgara aos devassos a adúlteros. Em todos os casamentos tem opiniões contrarias, pontos de vista diferentes, discordâncias em alguns assuntos e atitudes, as vezes isso gera conflitos. Podem estar relacionados administração financeira, práticas sexuais, ao lazer a férias, educação dos filhos a outros assuntos inerentes ao casamento, mas as diferenças podem ser vistas como desafios a aprendizado para os cônjuges, isso vai depender de como encarar e resolver os assuntos.

Como povo de Deus temos a responsabilidade de fazer "tudo para gloria de Deus" [1 Co 10.31], inclusive o namoro, noivado a casamento. Para tanto, importante termos a consciência de que dependemos da ajuda do Espirito Santo, da luz da Palavra de Deus a de cultivarmos uma vida de oração a vigilância também em relação a estes aspectos.

Claudio Souza

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem